A Ordem de Serviço é uns dos documentos mais importantes da área de segurança do trabalho a NR01, item 1.7, alínea “b”, cabe ao empregador fazer sua
elaboração, onde sua emissão é obrigatória.
É um documento que visa orientar os funcionário sobre os risco existentes no ambiente de trabalho, descreve a ocupação da função, os equipamentos de segurança (EPI) sendo uma proteção ao setor de segurança do trabalho e ao mesmo tempo orientado o funcionário.Vale lembrar que a ordem de serviço não desobriga a empresa de realizar treinamentos referentes a segurança do trabalho ou demais ações. No caso de uma acidente ou se o trabalhador contrair uma doença, ou mesmo pode alegar o desconhecimento do risco por não ter recebido orientação, a empresa tendo este documento assinado em mãos pelo trabalhador garante a mesma que esta cumprindo com a NR01 e com a obrigatoriedade da Ordem de Serviço que está incluída no artigo 157,
inciso II da CLT – Consolidação das Leis Trabalhistas, que nos diz:“instruir os empregados, através de ordens de serviço, quanto às
precauções a tomar o sentido de evitar acidentes do trabalho ou doenças
ocupacionais;”
Como elaborar a Ordem de Serviço?
A Ordem de Serviço deve conter alguns dados importantes conforme a NR01:
- Função ou cargo
- Setor
- Descrição da Função que está no PPRA
- Riscos profissionais (NR01, 1.7, “c”, I );
- Meios de prevenção e Epi´s (NR01, 1.7, “c”, II, ).
- Procedimentos em caso de acidente ou doença relacionada ao trabalho
- Punição caso descumprimento da ordem de serviço
- Assinatura e data
- Data da elaboração
Segue aqui um modelo de ordem de serviço:
SEGURANÇA DO TRABALHO
ORDEM DE SERVIÇO
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ELABORADO EM MÊS/ANO
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FUNÇÃO:
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SETOR:.
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DESCRIÇÃO DA
FUNÇÃO:
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RISCOS ASSOCIADOS ÀS ATIVIDADES:
RUÍDO: Risco sob controle abaixo do nível de tolerância.
QUIMICO: Irritação da pele ou mucosas ao manipular produtos de
limpeza.
BIOLÓGICO: Contaminação
por microorganismo devido contato com cesto de lixo do wc e limpeza de vasos sanitários.
ACIDENTE: Queda de materiais e pessoal, acidente de trajeto.
ERGONÔMICO: (Postura) Trabalho em pé.
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MEDIDAS
PREVENTIVAS:
Evite contato das mãos
desprotegidas com os produtos de limpeza.
Utilizar todos os EPI’s
designados para a realização de cada tarefa.
Não usar adornos, unhas sempre
contadas e sem esmalte.
Homens, sempre com a barba
feita.
Sinalizar a área em limpeza.
Não mexer em quadros de
energia.
Desligue máquinas e
equipamentos da tomada ao realizar a limpeza.
Ao levantar peso lembre-se do
modo correto: Abaixe dobrando as pernas e mantenha as costas retas, faça
força com as pernas nunca com as costas, mantenha os braços retos e a espinha
dorsal mais reta possível. Evite levantar e carregar peso acima de sua
capacidade. Peça ajuda aos colegas.
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EPI’s DE USO
OBRIGATÓRIO:
Uniforme
Sapato de segurança (Antiderrapante)
Luva de Látex
Bota de Borracha (PVC)
Escova para Limpeza de WC
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ORDEM DE SERVIÇO
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BASE LEGAL:
Portaria 3214 de 08 de junho de 1978 NR1 e Artigo 157 da
CLT.
NOTA:
Não cumprimento as instruções
expedidas neste documento, constitui ato faltoso do empregado podendo gerar
dispensa por justa causa.
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PROCEDIMENTO EM CASO DE ACIDENTE:
Comunique seu superior
imediatamente ou seu companheiro de trabalho.
Após o atendimento médico
compareça ao Departamento Pessoal da empresa para providenciar a CAT. Caso o
ferimento impossibilite, isso deverá ser realizado por um membro de sua
família no mesmo dia ou no primeiro dia útil após o atendimento.
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Declaro que recebi da nome da empresa da. As instruções contidas neste
documento bem como todos os EPI’s que estão na ficha destinados a proteger a
minha integridade física durante toda jornada de trabalho.
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NOME:
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DATA:
ASSINATURA:
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