sábado, 8 de março de 2014

Ordem de Serviço NR 01


A Ordem de Serviço é uns dos documentos mais importantes da área de segurança do trabalho a NR01, item 1.7, alínea “b”,  cabe ao empregador fazer sua elaboração, onde sua emissão é obrigatória. 

Mas então o  que é Ordem de Serviço ?

É um documento que visa orientar os funcionário sobre os risco existentes no ambiente de trabalho, descreve a ocupação da função, os equipamentos de segurança (EPI) sendo uma proteção ao setor de segurança do trabalho e ao mesmo tempo orientado o funcionário.Vale lembrar que a ordem de serviço não desobriga a empresa de realizar treinamentos referentes a segurança do trabalho ou demais ações. No caso de uma acidente ou se o trabalhador contrair uma doença, ou mesmo pode alegar o desconhecimento do risco por não ter recebido orientação, a empresa tendo este documento assinado em mãos pelo trabalhador garante a mesma que esta cumprindo com a NR01 e com a obrigatoriedade da Ordem de Serviço que está incluída no artigo 157, inciso II da CLT – Consolidação das Leis Trabalhistas, que nos diz:“instruir os empregados, através de ordens de serviço, quanto às precauções a tomar o sentido de evitar acidentes do trabalho ou doenças ocupacionais;”

Como elaborar a  Ordem de Serviço?
 
A Ordem de  Serviço deve conter alguns dados importantes conforme a NR01:
  1. Função ou cargo
  2. Setor
  3. Descrição da Função que está no PPRA
  4. Riscos profissionais  (NR01, 1.7, “c”, I );
  5. Meios de prevenção e Epi´s (NR01, 1.7, “c”, II, ).
  6. Procedimentos  em caso de acidente ou doença relacionada ao trabalho 
  7. Punição caso descumprimento da ordem de serviço
  8. Assinatura e data
  9. Data da elaboração
Segue aqui um  modelo de ordem de serviço:




SEGURANÇA DO TRABALHO
ORDEM DE SERVIÇO


ELABORADO EM MÊS/ANO

FUNÇÃO:

SETOR:.

DESCRIÇÃO DA FUNÇÃO:

RISCOS ASSOCIADOS ÀS ATIVIDADES:

RUÍDO: Risco sob controle abaixo do nível de tolerância.

QUIMICO: Irritação da pele ou mucosas ao manipular produtos de limpeza.

BIOLÓGICO: Contaminação por microorganismo devido contato com cesto de lixo do wc e limpeza de vasos sanitários.

ACIDENTE: Queda de materiais e pessoal, acidente de trajeto.

ERGONÔMICO: (Postura) Trabalho em pé.



MEDIDAS PREVENTIVAS:

Evite contato das mãos desprotegidas com os produtos de limpeza.
Utilizar todos os EPI’s designados para a realização de cada tarefa.
Não usar adornos, unhas sempre contadas e sem esmalte.
Homens, sempre com a barba feita.
Sinalizar a área em limpeza.
Não mexer em quadros de energia.
Desligue máquinas e equipamentos da tomada ao realizar a limpeza.
Ao levantar peso lembre-se do modo correto: Abaixe dobrando as pernas e mantenha as costas retas, faça força com as pernas nunca com as costas, mantenha os braços retos e a espinha dorsal mais reta possível. Evite levantar e carregar peso acima de sua capacidade. Peça ajuda aos colegas.

EPI’s DE USO OBRIGATÓRIO:

Uniforme
Sapato de segurança (Antiderrapante)
Luva de Látex
Bota de Borracha (PVC)
Escova para Limpeza de WC




ORDEM DE SERVIÇO
BASE LEGAL:
Portaria 3214 de 08 de junho de 1978 NR1 e Artigo 157 da CLT.
NOTA:
Não cumprimento as instruções expedidas neste documento, constitui ato faltoso do empregado podendo gerar dispensa por justa causa.
PROCEDIMENTO EM CASO DE ACIDENTE:

Comunique seu superior imediatamente ou seu companheiro de trabalho.
Após o atendimento médico compareça ao Departamento Pessoal da empresa para providenciar a CAT. Caso o ferimento impossibilite, isso deverá ser realizado por um membro de sua família no mesmo dia ou no primeiro dia útil após o atendimento.

Declaro que recebi da nome da empresa da. As instruções contidas neste documento bem como todos os EPI’s que estão na ficha destinados a proteger a minha integridade física durante toda jornada de trabalho.


NOME:

DATA:

ASSINATURA:

Nenhum comentário:

Postar um comentário